Santuário Santa Paulina | HS Arquitetos










O arquiteto Paulo Henrique Herwig, do escritório HS Arquitetos, teve como objetivo criar, com o projeto do Santuário Santa Paulina, em Nova Trento (SC), um espaço dedicado à oração e à fé. A proposta foi desenvolver uma arquitetura inovadora, tanto em forma quanto em volumetria, sem comprometer aspectos técnicos essenciais como iluminação e ventilação naturais. Além disso, foi buscada uma estrutura de fácil manutenção e custo reduzido.
Inspirada na vida de Santa Paulina, a construção reflete sua simplicidade e humildade, mas também seus valores profundos e puros. Herwig destaca que essas características influenciaram diretamente a arquitetura, com o uso do telhado em duas águas e a curva da cobertura. A solidez e a pureza também são evidenciadas nos materiais, como o concreto aparente.
Vidro como Elemento Principal
A fachada principal do santuário é a que melhor traduz a essência do projeto, com seu design que remete a duas mãos em oração. A curva ascendente da cobertura, banhada por luz natural, simboliza a busca pela fé e espiritualidade.
As fachadas do santuário são amplamente envidraçadas, exceto a traseira, que foi revestida em concreto para evitar o excesso de calor solar. Nessa área, dois vitrais naturais, trabalhados com bisotê e jateamento, foram instalados. “Esse design permite que a luz natural se concentre no altar, criando um efeito único. O bisotê representa o trigo, enquanto o jateamento remete ao vinho”, explica o arquiteto.
A ventilação natural do santuário é proporcionada pela cobertura zenital, que conta com venezianas fixas, permitindo a entrada do ar frio pelas laterais e a saída do ar quente, mais leve, de maneira natural.
Eficiência Térmica
A iluminação natural é otimizada pela cobertura zenital, revestida com vidro duplo laminado e uma película opaca que facilita a entrada de luz indireta. As fachadas laterais e frontal também são envidraçadas, favorecendo a luminosidade interna. “Nas aberturas naturais, utilizamos película translúcida”, complementa Herwig.
Eficiência Térmica e Acústica
Para garantir conforto térmico e acústico, as alvenarias são duplas, feitas de blocos de concreto aparente liso e canelado. Esse material de fácil manutenção serve como vedação, eliminando a necessidade de reboco e pintura.
O tratamento acústico foi um dos aspectos mais notáveis do projeto, segundo Herwig. “Optamos por telhas contínuas do tipo sanduíche, com duas camadas de isolamento. A primeira, uma projeção de lã de rocha, regula a temperatura da telha no verão e diminui o ruído da chuva”, explica.
A segunda camada, composta por lã de rocha ensacada, é aplicada sobre a telha contínua do forro. Juntamente com a microperfuração do forro, ela ajuda a absorver o som no interior do santuário, evitando o eco.
Além disso, a disposição dos blocos de concreto e a geometria das alvenarias na nave central, assim como a alvenaria curva no presbitério, foram projetadas para melhorar a acústica. “Para igrejas, a norma exige um Tempo de Reverberação Ótimo (TRI) de 2,4. Nosso projeto foi acusticamente tratado para alcançar um TRI de Auditório de 1,4, mais focado na oratória”, conclui o arquiteto.